Menu Content/Inhalt
Início
Actualizado a:

6 de Junho de 2019
         eXTReMe Tracker
Congresso Lusófono PDF  | Imprimir |  E-mail

 

I CONGRESSO DOS QUADROSO ESPAÇO LUSÓFONO
"SÉCULO XXI – SÉCULO DA LUSOFONIA"

 

Congresso Lusófono

 

 

 Preâmbulo

 

    A existência de múltiplos espaços de expressão portuguesa, dispersos por vários continentes com as suas especificidades, criou uma diversidade cultural muito rica, cujo elo comum - a Língua Portuguesa - facilita a multiplicação de contactos e o cruzamento de experiências nas diferentes áreas de actividade a que se dedicam os seus numerosos quadros profissionais.
    A criação da CPLP, resultou da necessidade de fomentar e institucionalizar a solidariedade política recíproca entre os diferentes Estados irmãos Lusófonos, permitindo fazer da diversidade a sua força. À sua sombra, se têm desenvolvido ao mais alto nível, contactos e acções muito positivas. Urge pois, desenhar uma metodologia de trabalho que fomente e discipline encontros técnicos regulares entre os Quadros da Comunidade Lusófona, de forma a facilitar o seu conhecimento mútuo e a partilha de projectos, experiências, e realidades.
    Com esse objectivo, a LIÁFRICA - Liga dos Africanos e Amigos de África, propõe-se realizar em Lisboa, o 1.º Congresso dos Quadros do Espaço Lusófono nas seguintes áreas: Saúde; Democracia, Paz e Direitos Humanos; Educação; Igualdade; Juventude e Desporto. Pretende-se juntar, num grande fórum, quadros e estudantes universitários finalistas interessados em discutir problemas técnicos, e científicos relacionados com o desenvolvimento dos Países, enquanto membros da Comunidade Lusófona.
    A qualidade profissional das personalidades que já se disponibilizaram para aderir a este projecto, bem como a experiência adquirida pela LIÁFRICA ao longo dos anos, em Portugal e em Países Africanos de língua oficial portuguesa, em acções de formação, particularmente nas áreas da saúde e educação, são o garante da qualidade técnica e científica do Congresso. Trata-se, cremos, de um projecto necessário e exequível, cuja realização depende de todos nós.
Organização:
LIÁFRICA 
Liáfrica
Data: 4 a 8 de Maio de 2004
Local: Universidade Lusófona
Campo Grande Nº376 
Contactos: 
Telefone:  - Fax: 
E-Mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, precisa de activar o Javascript para o ver ou Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, precisa de activar o Javascript para o ver