Eugénio Costa Almeida

CEA 36 capa
(Cadernos de Estudos Africanos 36 | 2018 / Moçambique e os BRICS)

Recensão do Livro de Luís Bernardino. Angola in the African Peace and Security Architecture: The strategic role of the Angolan Armed Forces

Bernardino, Luís (2017). Angola in the African Peace and Security Architecture: The strategic role of the Angolan Armed Forces. Lisboa: Mercado das Letras; May 2017, 543, páginas.

No âmbito das Relações Internacionais, desde há muito que existe uma vasta literatura que aborda a guerra, as causas e as motivações que lhes estão inerentes, as forças armadas – criação, meios e as suas ações – e o impacto político, económico e social das mesmas.
Mas quando o leitmotiv é a existência – e o que a ela levou – das Forças Armadas de um País, como no caso que Luís Bernardino analisa, o das Forças Armadas de Angola (FAA), a obra exposta apresenta-se oportuna e importante.
Luís Manuel Brás Bernardino, é um investigador académico que, a par da sua actividade profissional como militar do Exército Português – de que é oficial superior –, e por via disso, nos tem oferecido uma vasta obra sobre a temática da segurança militar e os esforços das Forças Armadas – e no caso do autor, de diversos países – na persecução e manutenção da Paz, no contributo para o desenvolvimento económico e social dos seus países e na formação do carácter dos futuros dirigentes nacionais.
(...)

Para ler o texto integral, pode aceder directamente ao CEA ou aqui 

Partilhe este artigo
Pin It

Escreva-me

Pesquise no site