Eugénio Costa Almeida

NJ665 20201211 licoes das eleicoes municipais namibianas
As eleições autárquicas na Namíbia mostraram que a nova geração já esqueceu o efeito-impacto dos movimentos nacionalistas na libertação do País. Ou seja, a nova geração disse, por voto, o que eu já afirmei, por escrito, várias vezes: os movimentos nacionalistas devem se reconfigurar como partidos actuais e deixarem na História dos Países os nomes, as siglas, a história do Movimento de Libertação..


A SWAPO, que nas páginas sociais aparece como SWAPO PARTY-THE WINNER, viu este seu nome "reconfigurado" nestas eleições municipais.
É certo que as eleições municipais, por regra e em países onde a Democracia está bem implantada, não pode ser vistas como mostra infalível do que o eleitorado pensa dos seus representantes legislativos.
Nas autárquicas, por regra, vota-se numa personalidade – um independente, apoiado ou não por um partido, ou num candidato partidário –, enquanto nas legislativas se votam, essencialmente e de uma maneira geral, quase sempre, em partidos onde, por regra, só os primeiros nomes são conhecidos dos eleitores.

Publicado no Novo Jornal, ed. 665, de 11 de Dezembro de 2020, pág. 35 (pode continuar aqui ou aceder via imagem, por pdf)
Partilhe este artigo
Pin It

Escreva-me

Pesquise no site